Categorias



Visita técnica ao Centro de Inovação de Lages norteia unidade de Jaraguá

06/08/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: desenvolvimento economico centro inovacao visita tecnica

Conhecer o modus operandi do Centro de Inovação de Lages em seus detalhamentos técnicos e jurídicos, adequando às especificidades e ao perfil econômico de Jaraguá do Sul. Esses fatores que impulsionaram a visita técnica empreendida recentemente ao primeiro centro de inovação do Estado, inaugurado há dois anos,  inserido no Orion Parque Tecnológico, em Lages. A medida resultará no escopo do projeto de lei que norteará o funcionamento do Centro de Inovação Jaraguá do Sul, o segundo inaugurado entre os 13 previstos em Santa Catarina.

A comitiva contou com as presenças do gerente de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, Newton Saloman; do ex-reitor da Católica SC, Robert Burniett; do coordenador da Jaraguatec, Victor Alberto Danich; do presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e do Conselho Administrativo da Organização Social (OS) do CI Jaraguá do Sul, Anselmo Ramos; e do procurador do município, Benedito de Noronha.

De acordo com dados coletados junto ao presidente do Conselho do Instituto Orion, Valmir Tortelli, e ao diretor executivo do Centro de Inovação de Lages, Claiton Camargo de Souza, a unidade lageana hoje abriga 34 empresas incubadas, entre presenciais e virtuais, e ainda apresenta espaços ociosos. 

Projeto de lei

O gerente de Desenvolvimento Econômico, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Newton Saloman, atesta que a visita comprovou a necessidade de promover adequações ao modelo de Lages: “Cada cidade tem suas peculiaridades. O Centro de Inovação Jaraguá do Sul terá um foco mais voltado às áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, têxtil, tecnologia da informação (TI) e saúde”.

Saloman esclarece que antes do lançamento do edital para o ingresso de empresas e projetos incubados é preciso enviar o projeto de lei municipal de incentivo à inovação à apreciação da Câmara de Vereadores. Tanto a elaboração do projeto de lei como o edital estão em processo embrionário e correm paralelamente. “Estamos desenvolvendo esse processo com o Jurídico da Prefeitura e a Acijs”, observa. Ainda de acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico, Newton Saloman, a previsão é que as primeiras empresas a serem incubadas devem iniciar as atividades no Centro de Inovação em setembro.

As instalações do Centro de Inovação Jaraguá do Sul, inaugurado em  junho, hoje são utilizadas para reuniões setoriais e eventos da Prefeitura. O equipamento público sediará pré-incubadora, incubadora, aceleradora de negócios direcionados ao setor tecnológico e de inovação, coworking, laboratórios de ponta, orientação/mentoria para empreendedores, pesquisa e desenvolvimento (P&D), centro de treinamento e espaços de convivência.




 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000