Arquivos


Programa de arborização terá mais uma etapa neste fim de semana

28/07/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Obras - Tags: obras arvores

As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul inciam nesse fim de semana mais uma etapa do Programa Municipal de Arborização na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro. Na semana passada cerca de de 20 mudas de árvores da espécie extremosa já haviam sido colocadas em parte da via.

Já nesse fim de semana, será feita a retirada de quatro árvores mais antigas da avenida que serão substituídas por outras mudas de extremosas. Segundo o secretário de Obras da PMJS, Onésimo Sell, a ação se faz necessária porque a realização de podas já não resolve o problema. “São árvores antigas que não foram podadas corretamente ao longo dos anos. Agora os galhos ameaçam a fiação elétrica e as raízes criam muitos obstáculos para quem trafega nas calçadas”.

Onésimo reitera que o objetivo do programa é substituir gradativamente as árvores por exemplares como extremosa branca; extremosas lilás; extremosas vermelhas; pata de vaca; canelinha; quaresmeiras; ipês amarelos; ipês roxos; sibipirunas; jacarandá mimosifolia e manacá.

Em comum esses tipos árvores tem como características suas raízes que crescem para baixo, sentido vertical, o que evita dados à tubulações e calçadas. “O que é bom para o trabalho de arborização urbana”, observou o secretário de Obras “São mudas de 1,80 metros de altura que atingem até 3 metros no máximo. A meta é do programar é plantar 3 mil árvores com essas características até o fim do ano em toda Jaraguá do Sul. Deste montante mais de 500 já foram plantadas.

 






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000