Categorias



Prefeito assina termo de parceria para o Programa Jaraguá Mais Saudável

13/09/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Gabinete - Tags: jaragua+saudavel gabinete













O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, assinou na manhã desta quinta-feira (13), um termo de parceria com a Fiesc/Sesi e outras organizações locais, empresas e comunidade, para a construção do Programa Jaraguá Mais Saudável. O evento aconteceu no auditório do Sesi, onde foi apresentado o programa para um público de aproximadamente 150 pessoas, representando as entidades parceiras.

Ao fazer a apresentação do Programa, o diretor regional do Sesi, Jeferson Galdino, comentou que a iniciativa foi fortalecida após a vinda dos técnicos da empresa Healthways, que trouxeram a proposta do Blue Zones, inviabilizado pelo custo financeiro. “Hoje, o programa já foi apresentado no Sesi Nacional, foram criados os indicadores necessários, formados dois comitês, e o próximo passado é montar as estratégias de comunicação e engajamento da comunidade”, explica.

Galdino mencionou que Jaraguá do Sul já conta com índices diferenciados em relação a grande maioria das cidades brasileiras e que a implementação do programa dependerá do engajamento de todos. Citou como exemplo de diferenciais, os índices de segurança, saúde, lazer, mencionou sobre as 26 hortas comunitárias mantidas pela Prefeitura, bem como os trabalhos feitos com os grupos de idosos, as academias ao ar livre, os hospitais, o Proeva do Samae e o Proerd da Polícia Militar. “Não estamos inventando nada . Só precisamos articular tudo isso. Tem muita coisa boa aqui”, disse. 

O prefeito Antídio Lunelli complementou ressaltando os índices do IDEB que colocam a Educação de Jaraguá do Sul num patamar diferenciado. Para o prefeito, a parceria firmada hoje é uma grande oportunidade para superar os desafios e deixar o município mais saudável para a revolução da pirâmide etária, que vem se transformando ao longo dos anos, indicando mudanças no perfil demográfico do nosso país. “Estamos numa fase de transformação, com menos natalidade e aumento da expectativa de vida. Ou seja, em breve, seremos um país de idosos. Precisamos estar atentos para esta transição e não perdermos nenhum detalhe. Esta parceria que estamos firmando hoje é de extrema importância para isso”, disse ele. 

Durante seu pronunciamento, Lunelli afirmou que, enquanto Poder Público, tem o compromisso de preparar Jaraguá do Sul para 2050 e colocou o Município à disposição, por meio de todas as secretarias e autarquias. “Estamos investindo para que a qualidade de vida da população reflita positivamente também no seu local de trabalho, no seu lar e em toda a comunidade”, finalizou.

Já o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mário Cezar de Aguiar, disse acreditar que Jaraguá do Sul será a primeira cidade do hemisfério sul a ser a mais longeva, título almejado pelo Programa como um dos lugares do Mundo onde as pessoas vivem mais de 100 anos.

Segundo a ideia apresentada pela Heathways, Jaraguá do Sul possuí uma expectativa de vida superior a outras cidades do Mundo e possui algumas características semelhantes aos municípios já estudados pela Heathways. O perfil empreendedor e associativista, com 36% do seu PIB vindo do setor industrial, que é responsável pela maioria dos investimentos privados sociais e pela maior parte dos empregos. Tem, também, um dos melhores IDHs do Brasil.





 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000