Categorias



Mais de 350 testes rápidos são feitos durante ação no Centro

03/12/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Saúde - Tags: saude testes rapidos sifilis hiv hepatite acao

Um total de 357 testes rápidos foram feitos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, durante ação de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promovida entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, no Centro Histórico de Jaraguá do Sul. 

Deste total, nove exames deram positivo para sífilis, um para hepatite B e um para hepatite C. Nenhum caso de HIV foi diagnosticado nesta ação. A Diretora de Vigilância em Saúde, Fabiane da Silva, avalia como positiva a ação, onde os profissionais de saúde fizeram os testes e, junto com os atores do grupo Colher de Pau, repassaram orientações sobre sífilis, HIV e hepatite B e C. A ação juntou o dia de combate à sífilis (20 de outubro) e o dia de combate à Aids (1º de dezembro). 

Além dos testes e interação dos atores, a ação feita ao ar livre e numa tenda montada pela Secretaria de Saúde contou com a exibição de um vídeo explicativo com depoimentos e a roleta do “Pega ou não pega? Pega sim!”, tema da campanha deste ano. A pessoa que chegava na tenda para obter informações ou fazer o teste rápido era convidada a girar a roleta, onde constavam os nomes de diversas infecções sexualmente transmissíveis. Quando parava, os atores do Colher de Pau entravam em cena e explicavam, numa linguagem simples e direta, os termos técnicos sobre a referida infecção. 

Conforme dados da Secretaria de Saúde, Jaraguá do Sul registrou 167 casos de sífilis no ano passado e 484 casos de HIV nos últimos cinco anos. Somente em 2018, foram 62 casos de HIV diagnosticados no município, sendo que 33 pacientes já com AIDS, que é a forma aguda da doença. A Secretaria Municipal de Saúde distribui aproximadamente 50 mil preservativos por mês.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000