Categorias



Prefeitura apresenta à população panorama da saúde

18/08/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude em numeros

A Secretaria da Saúde disponibilizou a toda a população na semana passada a pesquisa “Saúde em números”. O documento mostra, por meio de índices e dados atualizados até 2014, o histórico do setor de saúde de Jaraguá do Sul. O organizador dos dados, Luís Fernando Medeiros, especialista em Avaliação em Saúde, explica que o objetivo é mostrar como vêm evoluindo os índices em saúde de Jaraguá do Sul, dar respaldo ao trabalho dos profissionais de saúde e auxiliar na elaboração de políticas públicas. O endereço para acesso é www.jaraguadosul.sc.gov.br/saude link “Informações em Saúde”.


Com 200 páginas de análises, comparações e infográficos, utilizando-se de metodologia científica, o documento possibilita, por exemplo, saber quais as principais causas de morte em Jaraguá do Sul, quais as doenças que levam à internação hospitalar, qual a faixa etária predominante em mortes no trânsito ou qual é a esperança de vida de um jaraguaense. Também é possível saber quantos dos casos tratáveis no posto de saúde (diarreia, vômito, anemia, entre outras doenças) foram realmente resolvidos no posto de saúde e quantos acabaram precisando recorrer a hospitais - o chamado índice de resolubilidade.


O documento aponta também quantas pessoas morreram de câncer no ano passado, qual o principal tipo de câncer que ocasionou as mortes. É possível comparar os índices de Jaraguá com o estado e o País, em alguns casos. Também pode-se conferir dados financeiros, de estrutura física e de recursos humanos da Secretaria Municipal da Saúde.


A pesquisa “Saúde em números” começou a ser feita em 2013, com o principal objetivo de auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Saúde 2014-2017. Neste ano, foi atualizada com os dados de 2014. Medeiros adianta que a atualização será constante e que os dados do ano corrente serão compilados sempre no fim do primeiro semestre do ano subsequente - devido à disponibilização dos dados acontecer somente nesse período.


Alguns dados que podem ser encontrados na pesquisa

Ano-base 2014, pesquisa com base em cidades com mais de 100 mil habitantes


-Principais causas de mortes em Jaraguá do Sul

1º doenças do aparelho circulatório

2º câncer

3º doenças do aparelho respiratório

4º causas externas (acidente, homicídio, suicídio)


-Principais causas de internação hospitalar em Jaraguá do Sul

1º doenças do aparelho respiratório

2º doenças do aparelho digestivo

3º câncer


-Taxa de mortalidade infantil em Jaraguá do Sul

Jaraguá apresenta o quarto menor índice do estado. 7,51 bebês morrem a cada mil nascidos vivos. A cidade perde apenas para Palhoça, Chapecó e Joinville (entre as cidades com mais de 100 mil habitantes).


-Números do câncer em Jaraguá do Sul

Mortes por câncer em 2014: 142 pessoas, sendo 81 homens (57%) e 61 mulheres (43%).

O câncer que mais mata no município é o câncer de pulmão, seguido do câncer de estômago, do sistema nervoso e de mama.


-Esperança de vida ao nascer (Jaraguá do Sul)

1991 – 70,64 anos

2000 – 75,15 anos

2010 – 76,92 anos


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000