Categorias



Integrantes da Banda Escola Luiz Gonzaga participam do Femusc

31/01/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: banda luiz gonzaga ayroso femusc debora maria eduarda

As colegas e parceiras de música Maria Eduarda Carvalho (da esq., segunda trompetista), 16 anos, e Debora Alves Bueno (da esq., primeira trompetista), 15 anos, ainda estão estasiadas com a experiência que viveram nos 14 dias do 13º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), que aconteceu em Jaraguá de 14 a 27 de janeiro. Graças ao envolvimento com a Banda da Escola Luiz Gonzaga Ayroso (Jaraguá 84), o maestro Fernando Cesar Menscke, de Jaraguá, conseguiu bolsa de estudos no Femusc para as alunas. De acordo com as meninas, o custo para participar do festival é de aproximadamente R$ 400, dinheiro que a família não teria condições de pagar.

Maria Eduarda e Débora contam que, durante os 14 dias de festival, saíam às 7 horas de casa e voltavam por volta das 20 horas. Manhã e tarde eram dedicadas ao estudo do trompete, instrumento musical que aprenderam ainda na escola, com o programa municipal Bandas Escolares. O treino foi duro. Noventa horas de aula, para ser exato. E contou com experiências de vários cantos do mundo, além da regência de um grande nome do trompete e da música erudita brasileira, Jorge Scheffer, do Paraná.

As duas adolescentes participaram do Femusc Jovem e fizeram três apresentações no Grande Teatro da Scar, com a Orquestra Femusc Jovem. No dia das apresentações, contam elas, “a gente saía de casa às 7 horas e voltava só à meia-noite. Foi maravilhoso. Nunca teríamos uma oportunidade dessa se não fosse a música. E, se não fosse a participação no Femusc, teríamos passado as férias em casa”, relatam. As alunas já estão no ensino médio, mas vão continuar participando da Banda da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, agora com uma bagagem musical extra.

O programa municipal Bandas Escolares, da Secretaria de Educação, está presente em cinco escolas municipais (Albano Kanzler, Alberto Bauer, Jonas Alves de Souza, Luiz Gonzaga Ayroso e Professor Francisco Solamon). Essas escolas funcionam como polos, pois atendem alunos também de outras escolas. Uma média de 140 alunos participam do programa. São oferecidas duas modalidades de ensino, o curso básico de música e a prática instrumental coletiva. Mais informações sobre o programa.


 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000