Categorias



Grupo do Turismo Religioso promove terceira reunião dia 7

05/02/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: tag1 tag2

Comissão soma em torno de 30 integrantes. Intenção é iniciar produção de fotografias e dados históricos dos templos ainda no primeiro semestre


A terceira reunião do grupo de trabalho criado para impulsionar o turismo religioso no município será na quarta-feira (7),  às 9 horas,  no auditório  da igreja matriz de São Sebastião. A comissão, com cerca de 30 integrantes, engloba representantes das igrejas católicas, luteranas e evangélicas. O encontro deve definir o cronograma para a elaboração de folder com as principais rotas religiosas de Jaraguá do Sul, como a igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, a Chiesetta Alpina, no Boa Vista, e o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, 
na Barra do Rio Cerro. 

Vale destacar que a igreja matriz Nossa Senhora do Rosário passou a ser forte ponto de peregrinação a partir do processo de beatificação do Padre Aloísio Boeing, em andamento. 

Outro atrativo turístico é a Chiesetta Alpina, apontada como um dos santuários que mais atrai peregrinos em Santa Catarina depois de Santa Paulina, em Nova Trento. A comissão que estuda o potencial turístico relacionado à religiosidade também avalia a ampliação dos templos de visitação dos fiéis, considerando aspectos históricos, arquitetônicos e de manifestações de fé. 

Os encontros itinerantes para tratar do tema devem acontecer sempre na primeira quarta-feira de cada mês. As duas reuniões anteriores ocorreram na Prefeitura, em novembro e dezembro de 2017.

Dentre os locais em estudo para integrar o material de divulgação aos visitantes estão a igreja matriz de São Sebastião, no Centro, a gruta da Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Rio Molha, e a capela de madeira localizada na comunidade luterana Salvador, no Rio da Luz. 

O chefe de Desenvolvimento Turístico responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti, explica que esse mês deve ser mapeado o planejamento para o início da execução do folder, como produção de fotografias e levantamento de dados das edificações religiosas. A expectativa é que o material impresso seja entregue no segundo semestre deste ano, com distribuição dirigida, como locais de atendimento aos turistas e instituições religiosas envolvidas no projeto.

“O folder vai facilitar para que a própria comunidade possa conhecer essas instituições. Também queremos somar esse material ao nosso portfolio, divulgando junto às agências de viagens para os que têm interesse nesse tipo de turismo”, ressalta o diretor de Turismo, Marcelo Nasato. Ele lembra que a partir da beatificação do hoje Servo de Deus Aloísio Boeing, o afluxo de peregrinos será intensificado, exigindo maior infraestrutura nos setores de hotelaria e serviços na região do entorno. 

Sônia Pillon - Assessora de Gabinete
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo
 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000