Categorias



Gerenciamento de crise é tema de treino na Defesa Civil

21/08/2015 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: curso defesa crise

Instrutor do Centro de Ensino do Bombeiro Militar de Santa Catarina e ex-diretor de Resposta da Defesa Civil Estadual disserta sobre Sistema de Comando de Operações

Até esta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Defesa Civil sedia o curso “Sistema de Comando de Operações”. A capacitação, que acontece no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) - anexo ao prédio da própria Secretaria é uma parceria do município com a Defesa Civil Estadual e conta com a participação como instrutor do tenente-coronel Aldo Batista Neto, diretor do Centro de Ensino do Bombeiro Militar de Santa Catarina.

O curso, que ocorre desde quinta-feira das 9 às 17h30, tem como objetivo a preparação das equipes administrativas no atendimento a desastres e envolvem pessoas e órgãos que compõem o organograma do Sistema de Comando em Operações interno da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.

Além de profissionais ligados à Defesa Civil participajm representantes de órgãos como Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, Educação, Saúde, Administração, Social Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) , Controladoria, , Gabinete do Prefeito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), bombeiros da região, polícias Militar e Civil.

Segundo o secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, a realização desta capacitação representa um aperfeiçoamento para quem atual na área de prevenção de desastres naturais e causados pelo homem. “Tivemos há alguns meses, um simulado baseado neste novo modelo de gestão e gerenciamento de crise e ele visa, com certeza, melhorar nosso trabalho quando da necessidade”, destacou. “Capacitações como este sempre reforçam a necessidade de se saber como organizar, gerenciar e deliberar todas as tarefas relacionadas às ocorrências. Para que a gente não tenha problemas de retrabalho, de duas equipes irem para o mesmo local para dar atendimento onde é necessário apenas uma, ou seja, não tenhamos desperdícios de auxílios de forças dentro destas situações, explicou.

Palestrante – Segundo Prochnow a escolha do palestrante atende a um antigo pedido feito ao Governo do Estado para que treinamento desse fosse feito na região. “O tenente-coronel Aldo Batista Neto e na época era diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado e hoje ele é diretor do Centro de Ensino do Bombeiro Militar de Santa Catarina. Então a Defesa Civil Estadual fez esta ponte. O tenente-coronel, que também foi diretor de Resposta da Defesa Civil Estadual durante os desastres naturais ocorridos a partir de 2008 é gabaritado para dar este treinamento, tem conhecimento amplo justamente do tema do assunto, visto que dentro do Estado atuou em todas as ocorrências naquele período gerenciava várias regiões atingidas”.

Aldo Batista Neto também tem no currículo o comando no combate ao incêndio histórico ocorrido num armazém no Porto de São Francisco do Sul em 2013 e que liberou uma imensa nuvem tóxica de nitrato de amônia que praticamente cobriu 70% da área do município e adjacências e mobilizou equipes de bombeiros de todo o Estado. é um exemplo no dia incêndio daquela empresa. Então várias situações dentro do Estado que o tenente-coronel era o gerenciador dos comandos de operações que eram montados dentro destas situações de crise.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000