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Educadores discutem a escola inclusiva

11/05/2006 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Capacitação - Tags:

Construindo a Escola Inclusiva Reflexões e Ações é o tema de um curso de formação que iniciou hoje (11), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário, envolvendo um total de 50 educadores de centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Jaraguá do Sul, através da Coordenadoria de Educação Especial, esta capacitação encerra no dia 27 de junho, sendo realizada em oito etapas, com aulas semanais ministradas no horário das 13h às 20h.De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Rosangela Meyer, o curso é embasado nos princípios da educação inclusiva preservação da dignidade humana, busca da identidade e exercício da cidadania e tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre os conceitos básicos para a construção da Escola Inclusiva, diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e deficiência, acesso ao currículo e avaliação descritiva. A temática é abordada por especialistas e mestres da Associação Catarinense de Ensino, acrescenta. Rosangela Meyer lembra que a Coordenadoria de Educação Especial conta atualmente com uma equipe de profissionais especializados que orientam à questão da inclusão de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais nas escolas e centros de educação infantil da rede municipal, prestando atendimento clínico em situações específicas. Segundo a coordenadora, a inclusão de alunos portadores de deficiência já vem acontecendo de forma gradativa nas unidades escolares da Secretaria de Educação, onde foi percebida maior busca pela matrícula este ano, devido às legislações de âmbito internacional, nacional e estadual que responsabilizam o poder público e a família sobre a viabilização do acesso de estudantes especiais à escola. A Educação Inclusiva trata da garantia para todos os cidadãos, do acesso à escolaridade, ao saber constituído, ao processo de produção e difusão do conhecimento e, principalmente, a sua vivência da cidadania, salienta.




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