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Diretoria de TI desenvolve soluções para a gestão municipal

09/10/2018 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Administração - Tags: diretoria tecnologia informacao dolucoes gestao municipal

Pautada nos fatores “gestão, econômico e social”, a Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul amplia suas funções e passa a otimizar o potencial de sua equipe, assumindo o papel de desenvolvedora de soluções para a gestão municipal. “Seguimos os princípios estabelecidos pela atual administração, que busca implementar governo simples, rápido e transparente”, informa o diretor de TI, Marcio Manoel da Silveira. Ele acrescenta que o objetivo é usar novas tecnologias para facilitar e simplificar os serviços da prefeitura, tanto no âmbito interno, para os servidores municipais, quanto no acesso aos serviços públicos pelos munícipes e pelo setor produtivo.

Para isso, a Diretoria de TI elencou nove premissas, como eliminar o retrabalho por parte dos usuários, integrar sistemas de informações, automatizar processos e eliminar papel, por exemplo. “E o que vai viabilizar a simplificação, a rapidez e a transparência pretendidas é a criação de um repositório de dados denominado Repositório Jaraguá do Sul, que permitirá ao Município concentrar seus dados e cruzá-los com informações recebidas de outras fontes”, acrescenta Silveira.

O diretor de TI explica que atualmente os sistemas da prefeitura são ilhas e o contribuinte precisa se cadastrar em cada um deles. Os dados não são integrados, gerando retrabalho e incomodação para todos. “A nova sistemática vai permitir que, uma vez cadastrado em qualquer lugar de atendimento, os dados irão para o repositório; assim, se o contribuinte informa seu CPF em outro ponto, seus dados serão atualizados naquele sistema que solicitou sem precisar preencher tudo novamente. “Esse é o primeiro passo para eliminar o retrabalho”, complementa.

De acordo com Silveira, a nova abordagem já foi testada no sistema criado pela Diretoria de TI e está em está em plena utilização pela Secretaria de Obras, Diretoria de Trânsito e Gerência de Telecomunicações no Sistema de Ordem de Serviço. Agora, os dados do contribuinte – pessoa física ou jurídica – e ruas estão totalmente integrados e quando as ordens de serviço são criadas será possível, por exemplo, relacionar as obras executadas em cada rua ou bairro com rapidez. “A próxima etapa prevê duas ações: a primeira é a unificação do sistema de ordem de serviço com a ouvidoria, o que facilitará o cadastro e a execução; a segunda permitirá ao contribuinte o acompanhamento de sua solicitação”, adianta o diretor.




 




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