Categorias



Detectados 118 casos de língua presa em crianças de CMEIs de Jaraguá

14/09/2018 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Saúde - Tags: projeto piloto anquiloglossia lingua presa criancas cmeis

Mais de 5 mil crianças examinadas por meio do Projeto Piloto de Anquiloglossia, da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul detectou casos de anquiloglossia (língua presa) em 118 crianças de centros municipais de Educação Infantil. Apresentado em reunião realizada no início deste mês com diretoras dessas unidades de ensino, este é o resultado da avaliação feita em 5.299 crianças dos 30 CMEIs da prefeitura jaraguaense, por meio do Projeto Piloto de Anquiloglossia, desenvolvido pelas gerências de Especialidades e de Programas, com o apoio da Secretaria de Educação. O trabalho foi realizado pelas odontopediatras Nanci Mara Voigt Batalha e Neusa Resende Machado, que atuam nessas instituições educacionais.

A coordenadora do Projeto Piloto de Anquiloglossia, a odontopediatra Cintia Silveira Gargioni, informa que o Setor de Regulação da Secretaria de Saúde está agendando as 118 crianças para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde serão avaliados os casos em que há necessidade de liberação do frênulo lingual. De acordo com ela, o projeto foi realizado para iniciar a adequação do município à Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014, que trata do Teste da Linguinha.

“A língua presa impede que a língua se movimente adequadamente para realizar as funções de sugar, falar, mastigar, deglutir e respirar”, explica Cintia Gargioni, acrescentando que se decidiu pela realização do Projeto Piloto porque o assunto é novo e seria necessário experimentar novas ideias e construir um novo processos de fluxo de atendimento da Atenção Básica para a Atenção Especializada.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000