Categorias



Desenvolvimento Econômico enaltece setor industrial na data comemorativa

25/05/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: desenvolvimento economico dia da industria

Cidade-polo do Vale do Itapocu, Jaraguá do Sul está entre os maiores núcleos industriais de Santa Catarina. E é por essa característica singular que nesta sexta-feira (25) - Dia Nacional da Indústria - que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo presta sua homenagem ao setor, determinante para o crescimento da cidade. 

E não faltam números para comprovar a pujança industrial do município. Dados  da Federação das Indústrias de Santa Catarina (www.portalsetorialfiesc.com.br) de 2016 apontam que a indústria responde a 50% da empregabilidade em Jaraguá do Sul, e que 25.8% do número de empresas de grande, médio e pequeno porte são do ramo. Já o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria jaraguaense corresponde a 30.3%.

Informações coletadas no site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br) reforçam o potencial econômico alavancado pelos estabelecimentos industriais da cidade: de 2009 a 2016 foi registrado 40.38% de incremento no período, pulando 884 para 1.241 empresas. 

“Peso muito forte”

“A indústria em Jaraguá do Sul tem um peso muito forte na economia. Apesar da crise, o setor industrial gera empregos e investe na capacitação profissional dos jovens, com o apoio do Sistema S, como Senai e Sesi”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro. Ele também lembra do comprometimento dos empreendedores com as demandas da comunidade: “O empresariado local tem engajamento com as áreas da saúde, educação e cultura, cooperando para a qualificação, lazer e a busca do conhecimento”.

“Por tudo isso, é preciso reconhecer o papel importante que o setor industrial tem para com o crescimento do município, de forma sustentável. Temos que ter um olhar diferenciado, para juntos buscarmos soluções na conjuntura econômica atual. O papel do poder público é facilitar esse processo”, declara o secretário da pasta. “A indústria precisa desse apoio para se fortalecer”, complementa Zancanaro.

Ainda de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, entre as iniciativas da administração para estimular e facilitar o surgimento de novos empreendimentos, cita a desburocratização e aceleração de processos; melhorias na legislação municipal; revisão do plano diretor e a regulamentação do uso e ocupação das Zonas Especiais de Interesse Ambiental (ZEIA).

Origem da data

O Dia da Indústria, que transcorre hoje, foi instituído em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, falecido em 25 de maio de 1948. Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Também presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000