Categorias



Defesa Civil emite avisos de tempestades durante Carnaval

09/02/2018 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: alerta temporais

Há risco de temporais localizados com ventos fortes, chuva intensa e granizo em todo Estado entre a tarde desta sexta-feira e manhã de segunda (12)

A Secretaria de Defesa Civil do Governo do Estado, por meio do sistema de monitoramento meteorológico Epagri/Ciram, emitiu no início da tarde desta sexta-feira (9), dois avisos de riscos de temporais localizados com ventos forte, granizo e chuvas intensas e volumosas em toda Santa Catarina.

O primeiro alerta tem abrangência da 14 horas desta sexta-feira (9) até às 22 horas de sábado. Nele a previsão de pancadas de chuva com raios, temporais localizados com granizo e ventania (acima de 60km/h).

Essas alterações climáticas, segundo a Epagri/Ciram no Estado são influências por um sistema cavado (fenômeno climático no qual os ventos giram em sentido horário mas não completam 360 graus como ocorre no sistema de baixa pressão). No sábado, uma frente fria se aproxima do Estado.

Já o segundo aviso - com abrangência entre às 8 horas de domingo (11) ao meio-dia de segunda-feira (12) de Carnaval - mantém o alerta para temporais em todo Estado, sobretudo no Litoral e Vale do Itajaí.

A previsão nesse período é de chuva moderada a forte com risco de temporais localizados. Volume previsto de 20 a 50 milímetros (mm) do Oeste ao Planalto, e de 60 a 100 mm no Litoral e Vale do Itajaí, em média no período. Mudanças causadas por frente fria e formação de um sistema de baixa pressão.

Orientação - O Diretoria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul orienta aos cidadãos que moram em áreas próximas a encostas e beira de rios que antes de ligar para o serviço de emergência 199 busquem informações por meio dos boletins climáticos emitidos pelos portais Defesa Civil Estadual (http://www.defesacivil.sc.gov.br/) do Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.sc.gov.br).

Nesses sites também há orientações como proceder em casos de alagamento ou risco de deslizamento. “Agindo dessa forma, evita-se de congestionar a linha do 199, que é destinada para emergências como resgate e auxílio de moradores em risco e não para simples pedidos de informação o que normalmente ocorre em dias de chuva mais forte”, explicou o diretor de Defesa Civil do município, Hideraldo Colle.

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000