Categorias



Defesa Civil e Kentucky fazem nova limpeza no Rio Itapocu

21/06/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: defesa civil limpeza do rio Rio Itapocu Fujama meio ambiente

Uma equipe da Defesa Civil e de canoeiros do Clube Kentucky fizeram mais uma limpeza de pilares da Ponte Abdon Batista, que liga os bairros Vila Baependi e Czerniewicz ao Centro de Jaraguá do Sul. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (21). Além de remover os entulhos represados nos pilares, foram cortados bambuzais e removida a vegetação sobre o pilar da antiga ponte.

O trabalho foi acompanhado pelos diretores da Defesa Civil, Hideraldo Colle, e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Normando Zitta Júnior. O diretor presidente da Fujama comentou que a maioria dos resíduos encontrados nos pilares das pontes é de restos de bambus secos e até toiças verdes, que foram plantadas nas margens dos rios e levadas pela água com as enxurradas.

Normando Zitta destaca ainda que a Fujama deve fazer um mapeamento destes bambuzais e iniciar um plano de corte para evitar problemas. O diretor da Defesa Civil, lembrou que, recentemente, a Defesa Civil foi acionada para retirar um bambuzal que caiu no leito de um ribeirão e represou a água, oferecendo risco de inundação a uma residência próxima. “O plantio dos bambus nas margens dos rios foi intensificado na década de 1980, principalmente, para embelezar estes locais”, explicou.

Desta vez, os servidores da Defesa Civil e voluntários do Clube de Canoagem Kentucky fizeram a limpeza ao redor e sobre o pilar da antiga ponte metálica, que ainda resiste mesmo após mais de 100 anos da construção da estrutura.  

Galeria de fotos









Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000