Categorias



Conferência discute os rumos da cidade

13/05/2016 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Jourdan - Tags: cidade conferência planejamento

Autoridades políticas, empresariais e especialistas participam hoje (13), no Centro Empresarial, da 6ª Conferência da Cidade de Jaraguá do Sul, que tem como tema principal a função da cidade e da propriedade. O evento terá quatro grupos temáticos: “O Brasil Urbano, a cidade que temos”; “A função social da cidade e da propriedade”; “O Plano Diretor” e “A Cidade que queremos”. Além do trabalho dos grupos temáticos, houve, das 9 às 10h30, a palestra “Cidades Inclusas, Participativas e Socialmente Justas”, com a arquiteta e urbanista Claudia Siebert. De acordo com a palestrante, doutora em geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o tema da conferência foi uma determinação do Ministério das Cidades. “Os municípios do Brasil inteiro discutem a mesma temática e apresentam suas propostas nas conferências estaduais e, depois, na nacional, também em sua sexta edição, em Brasília”. A última conferência nacional ocorreu em 2013. As anteriores nos anos de 2010, 2007, 2005 e 2003.

De acordo com Carlos Joelcy Engel, da Gerência de Desenvolvimento Urbano de Jaraguá do Sul, trata-se de um momento de registrar anseios, expectativas e propostas sobre a cidade que queremos. O prefeito Dieter Janssen disse, antes de declarar aberto e evento, que se quer uma cidade com crescimento econômico, mas socialmente responsável e que ofereça qualidade de vida para seus habitantes. “É preciso manter os índices econômicos e a expansão industrial do município e, ao mesmo tempo, dar uma atenção especial para a questão da ocupação desordenada”, analisou. O presidente do Instituto Jourdan, entidade promotora da conferência, Ronaldo de Lima, enalteceu o número de participantes e agradeceu a importância do envolvimento de todos na discussão.

Segundo o último censo, o Brasil tinha mais de 190 milhões de habitantes em 2010, sendo que 84 de cada 100 brasileiros ocupavam a área urbana. De acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), este percentual deve subir para 90% em 2020. Por isso, discutir a qualidade de vida nas cidades é tão importante. A conferência tem promoção do Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul, do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) e do Ministério das Cidades.





 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000