Categorias



Comitiva visita Instituto da Indústria e observatório Fiesc

26/10/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: desenvolvimento economico visita fiesc industria 4.0

Conhecer os suportes oferecidos aos setores produtivos catarinenses para direcionar às indústrias sediadas no município. Foi o objetivo das visitas técnicas empreendidas na quarta-feira (24) por representantes da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, ao Instituto da Indústria Robson Braga de Andrade e ao Observatório Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

Integraram a comitiva o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho Municipal de Inovação, Domingos Sávil Zancanaro, assim como o diretor e o gerente da Pasta, Neivor José Bussolaro e Newton Gilberto Saloman. Membros do Conselho de Inovação do Sistema Fiesc – IEL (Instituto Euvaldo Lodi), formado por empresas da região, de diversos ramos de atividades, também participaram das visitas.

O Instituto da Indústria Robson Braga de Andrade está localizado no Sapiens Parque, o maior em tecnologia e inovação do Brasil. No mesmo complexo estão inseridos o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados – Mundo Senai, o Centro de Inovação Sesi em Tecnologias para Saúde e a Fundação Certi. À tarde o grupo rumou ao Observatório Fiesc, que subsidia com informações aos mercados interno e externo, através de equipe de apoio especializada.

Indústria 4.0

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Newton Saloman,  enfatiza que o Instituto da Indústria Robson Braga de Andrade presta consultoria à chamada Indústria 4.0, voltada à produtividade das empresas, porém sem a necessidade de investimentos em automação, nos mais diversos ramos de atividades. Um dos exemplos é o uso da ferramenta Big Date, e a tecnologia de computação em nuvem. “As indústrias que adotam essas novas tecnologias alcançam de 5% a 10% a mais em produtividade”, destaca Saloman. 

“Buscamos conhecer o que é disponibilizado às indústrias pelos institutos. A ideia é divulgar durante as nossas visitas às empresas locais, para que façam uso desses recursos e melhorem a produtividade”, complementa Newton Saloman. Vale destacar que as visitas feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico são tanto para verificar dificuldades nos processos em tramitação na Prefeitura, como para orientar à expansão de negócios. 

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000