Categorias



Chuvas causam transtornos em vários bairros de Jaraguá do Sul

26/04/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Defesa Civil - Tags:

As chuvas que caem na região desde a semana passada vêm causando estragos em terrenos, edificações, ruas e pontes de Jaraguá do Sul. O município é cortado por rios e riachos e ladeado por morros, o que ajuda a agravar a situação. A força e a intensidade das águas aumentam as incidências de deslizamentos e alagamentos. Medição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul no Rio Itapocu registrou 3,5 metros acima do nível normal por volta das 8h30 de hoje (26).

No loteamento São Roque, no bairro Santo Antônio, houve deslizamentos de terra e as famílias de duas residências foram removidas para casa de parentes. Na queda de um muro de três metros ocorrida no bairro Estrada Nova, duas residências tiveram as paredes trincadas, fazendo com que os moradores buscassem novos abrigos. Descolocamentos de muros também foram relatados por munícipes da localidade de Águas Claras, na Ilha da Figueira. Já na Rua Ana Zacko, lateral da Rua Walter Marquardt, na Barra do Rio Molha, a Defesa Civil foi informada da ocorrência de deslizamentos e excesso de lama. Houve queda de uma árvore no início desta manhã sob a ponte Maria Cristina Dias Vailatti, localizada na Rua João Planincheck, no bairro Nova Brasília, próxima à loja Madri. A fiação elétrica foi danificada e o trânsito ficou em meia pista. As más condições climáticas também afetam os estudantes. Todas as aulas das escolas da rede municipal de ensino foram suspensas. Na Escola Waldemar Schmitz (fotos), na Ilha da Figueira, as águas alagaram o pátio e os acessos às salas. A unidade de ensino fica às margens do encontro dos rios Jaraguá e Itapocu e sofre constantemente com a invasão das águas em dias de chuvas intensas. Não há previsão para o reinício das aulas. “Solicitamos à população que só saia de casa quando for realmente necessário. Precisamos deixar as ruas mais livres para a circulação de veículos e caminhões que estão trabalhando nas emergências. É necessário, também, que os munícipes nos ajudem a monitorar as edificações e os terrenos, principalmente nas áreas de risco. Qualquer movimentação de solo, rocha, postes e árvores deve ser informada à Defesa Civil, fone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, fone 193”, alerta o coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000